domingo, 19 de setembro de 2010

Ensinando a graça de Deus ás crianças


 Conduzir, mostrar, indicar, construir, semear e formar Cristo Nelas!!!!!




Os pais, a igreja, o povo cristão na maioria das vezes se preocupam somente ou principalmente em passar o que está escrito na bíblia para as crianças; Narram as histórias e se esquecem (ou supõem) que as crianças são muito imaturas para entenderem as coisas espirituais que as contém.

Sabemos que a letra só, pode matar, mas o Espírito vivifica, e eu acredito que isso (não isoladamente) faz a diferença para que tantos filhos de cristãos cresçam em um lar cristão, na igreja, mas quando atingem a adolescência ou se tornam adultos simplesmente somem e abandonam tudo, indo para um mundo de devassidão e todo mundo fica abismado, dizendo: -Mas esse menino não cresceu dentro da igreja?! Ele sabia de cor todos os versículos, as músicas, como pode agora agir desta maneira?

Eu te respondo: há um grande chance de ele apenas ter conhecido a Letra; Recebeu sempre a palavra como "logos" porque ninguém se preocupou em ensinar a palavra revelada, não se preocuparam em fazer ele entender o "rhema" contido em cada caractere bíblico, do qual sabemos que há.

Ele ouviu muito do amor de Deus, mas não pôde senti-lo no ambiente familiar e como igreja. Explicaram a ele como era o mar, mas não tiveram a capacidade de o levar para conhecer de verdade.

Aí, querido pai ou professor, eu te pergunto:


  • Quantas vezes você já contou a história de Caim e Abel, Adão e Eva, Abraão e Isaac, Noé, Jesus, os 5 pães e 2 peixinhos, a páscoa para as crianças?

Talvez a resposta seja: "Muitas"


  • Mas e quantas vezes você se preocupou em passar a verdade revelada de Deus sobre essas coisas? Nós sabemos que tudo o que se passou eram apenas sombras das coisas grandiosas que viriam através de Jesus, a resumir: O amor, o perdão, a salvação e a graça que temos Nele. Será que você não está só mostrando sombras e ocultando os fatos? Você sabia que isso é uma forma de negligência ao pregar o evangelho?

Vou dar um exemplo que irá ilustrar muito bem como precisamos alimentar corretamente nossas crianças:



Todos tem fome de Deus.... muitos não sabem, mas TODOS tem. E o evangelho de Cristo é a coisa mais saborosa que podemos provar nessa vida; Quando você alimenta seu filho, você mostra somente a sombra da comida que fez ou você dá a comida substancial? É claro que você dá a comida, pois sabe que se ele não se alimentar pode ficar doente ou até morrer de fome.
E é isso que acontece com muitas crianças: Elas tem recebido somente a sombra da comida espiritual e ficam fracas, doentes e morrem de fome! Ele não recebeu alimento, apenas viu a sua sombra e com isso, passa a viver mais frustado ainda com "tudo aquilo que ofereceram para ele" e passa a buscar algo porque estão morrendo de fome, mas vão procurar em outro lugar, já que nunca recebeu o que saciasse sua fome ali onde sempre esteve.

Você já impactado e pronto para "aprender a ensinar"?

Então segue um texto interessante que mostra bem o que Deus quis nos dizer com: "Ensine o seu filho no caminho em que deve andar e ele jamais se desviará dele.



* O que é Educar?

Educar, como tantos acreditam, não é ministrar conteúdos. É, antes de tudo, despertar aptidões naturais nas pessoas e orientá-las, aprimorando-lhes as faculdades intelectuais, físicas e morais.  
Por isso, o artigo de hoje reflete o significado de quatro palavras importantes, que só ganham sentido quando trabalhadas no processo educacional, partilhadas na instituição da família e ancoradas pelo corpo social: ensinar, formar, educar e instruir. O educar se constitui no processo onde a criança ou o adulto convive com o outro. E, ao conviver com o outro, se transforma, espontaneamente, com um modo de viver mais harmônico, com o seu espaço e o espaço do outro. E esse conviver se aprende na família e na escola. Depois disso é a vida real, com os “casos” e “acasos”a educação humana tem como fundamentos a prática dos valores universais: verdade, retidão, paz, amor e não-violência. É um processo que não se esgota nas paredes das salas de aula, transcende os muros de uma escola.

Educar = Conduzir

A palavra educar, presente em português e em castelhano, é registrada no séc. XVII. Aparece em francês no séc. XIV, como éduquer. Do latim educare, forma derivada de educere, contém a idéia de conduzir.

*transporte seu filho até Jesus com seus exemplos, com uma rotina onde Deus faz parte da sua vida e família, mostre que o pilar da boa família é Ele e por isso precisamos estar perto Dele

Instruir = Construir, semear

A palavra instruir, do latim instruere, surge em português no séc. XVI. Em francês, instruire entrou no vocabulário no séc. XII, na forma enstruire, cujo final sofreu a influência de construire. A palavra chegou ao latim com uma raiz indo-européia, significando semear, lançar grãos ao solo, estender. Daí vieram, também, outras palavras, como construir, que originalmente significava semear coletivamente. A palavra instruir, uma das mais antigas para indicar o processo pedagógico, carregando o belo significado original de semear, evoluiu, na contemporaneidade, para treinamento de atividades mecânicas e repetitivas. Mas instruere ressurge em construir, isto é, semear coletivamente. Esta é a palavra que nos últimos tempos tem sintetizado e veiculado as posições pedagógicas mais avançadas.

*Semeie a palavra e também o bom comportamento, a bíblia mesmo diz que tudo o que semearmos, colheremos, seja um bom tutor, ame e demonstre o amor, construa a confiança em vc e em Deus dentro das crianças

Formar = Colocar no molde, formar dentro da ideia

A palavra formar, registrada no francês do Séc. XII, former, e no português do Séc. XIII, veio do latim formare, verbo que remete ao substantivo forma, ou seja, fôrma, molde. Essa palavra formar guarda um significado concreto, mas alcança, também, um registro abstrato, de natureza filosófica, que nos lembra Platão, ou melhor, a tradução latina (forma) do grego eidós, por sua vez ligado a idéia. E no seu sentido mais nobre, polido, evoca o processo de fazer aflorar o conhecimento, como sugere Platão.

*Coloque a ideia de seguir a Cristo dentro do seu filho, e coloque ele dentro da forma de Cristo... ensine-o desde cedo a amar, respeitar e perdoar, a abrir mão de coisas em favor do outro, não há nada mais cristão do que essas coisas, fazendo isso estará moldando seu filho na forma de Cristo.

Ensinar = Mostrar, indicar, designar o caminho

A palavra ensinar surgiu no Séc. XI, na língua francesa enseigner e, no Séc. XIII, na língua portuguesa, vindo do latim insignare, que significa indicar, designar, marcar com um sinal. Ao tempo que pode transmitir uma idéia de imposição, pode, por outro lado, indicar o nascimento do caráter do estudante, uma vez que, em grego, sinal é Karakter. Assim, a escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo ensino-aprendizagem, na moldagem da cidadania.
*texto retirado DAQUI

*Vá indicando o caminho, não com migalhas de pão, mas com atitudes e também com declarações claras do que ele deve fazer, se você não indicar, pode ser que não encontre, se você não designar pode ser que ele não faça, e se você não mostrar o caminho certo e estreito, pode ser que alguém mostre o largo, que conduz a perdição.


  • Lendo atentamente o significado dessas palavras podemos ver o quanto temos errado ao ensinar, educar, instruir e formar Cristo nelas.... pois é esse o nosso objetivo: 


 Conduzir, mostrar, indicar, construir, semear e formar Cristo Nelas!!!!!


Não é fazer com que decorem versículos, saibam todos os cânticos mas é conseguir passar o amor de Deus e sua graça para as crianças.
Devemos olhar as crianças como olhamos para todos: Somos cristãos e temos o entendimento de quê todos precisam da graça de Deus e sempre tentamos transmitir o amor de Deus para essas pessoas, e a salvação que recebemos em Cristo, é só fazermos isso com as crianças também!

Quando formos ensinar algo bíblico as crianças, temos que ter a lembrança firme de que estamos ensinando Deus, então precisamos passar uma mensagem de amor, de salvação, fazer aflorar dentro da criança o sinal de "conhecimento e aprendizado" e não somente forçar de forma mecânica conhecer a "letra", mas faze-los entender desde cedo os planos de Deus para o homem, o relacionamento que Deus quer ter com eles e que é através da palavra que Ele faz isso.


E acima de tudo, se apliquem em passar com as suas atitudes cotidianas o caráter de Cristo, não as impeças de chegarem até Cristo com as suas atitudes erradas, com o descaso e omissão, mas levem elas até Jesus, ensinem o caminho que devem andar, ensinem que Ele é o caminho que vocês percorrem e que querem que eles também percorram, mas não somente com palavras e sim com atitudes, pois criança aprende por assimilação, e você é o agente de Deus mais próximo dessa criança na Terra, que elas possam te seguir, seja um exemplo, pois isso é o que ensina!



Pense nisso:

Jesus faz questão de receber as crianças, e você faz questão de que sua criança se achegue a Jesus?


Qual a palavra que a bíblia usa quando se dirige a um pai a respeito do seu filho?
*"Inculcar" a palavra de Deus nos seus filhos e isso não significa somente memorizar, mas significa "fazer entrar dentro do seu íntimo"
*"Ensinar" o caminho, sabemos que essa palavra não é somente falar do caminho, mas significa "mostrar e indicar, se necessário marcar com sinal o caminho certo"

Um exemplo de um bom ensinamento para crianças é essa música do Diante do Trono que busca falar do amor de Deus e é com ela que termino esse post:

Jesus deixou toda Sua glória,
Veio ao mundo como homem pra nos salvar!
Viveu aqui e conheceu nossas dores,
Mas tudo Ele sofreu e venceu em nosso lugar
Pra nos mostrar que o criador, o único Deus,
Nos ama e deseja restaurar.
Seu perdão vai além dos céus,
Nenhum monte é tão alto,
Nenhum vale tão profundo como o amor do nosso Deus!
Grande, tão grande, alto, tão alto!
Fundo, profundo, é maior que o mundo,
Mas é pequeno, cabe lá dentro
Do coração de quem se entrega ao Salvador.
Jesus deixou...
Grande, tão grande, alto, tão alto!
Fundo, profundo, é maior que o mundo,
Mas é pequeno, cabe lá dentro
Do coração de quem se entrega ao Salvador.
Você também, meu amigo,
Precisa abrir o seu coração
E receber o amor de Deus,
Se entregando a Jesus.
Grande, tão grande, alto, tão alto!
Fundo, profundo, é maior que o mundo,
Mas é pequeno, cabe lá dentro
Do coração de quem se entrega ao Salvador.
Grande, tão grande, alto, tão alto!
Fundo, profundo, é maior que o mundo,
Mas é pequeno, cabe lá dentro
Do coração de quem se entrega ao Salvador.
Seu perdão vai além dos céus,
Nenhum monte é tão alto,
Nenhum vale tão profundo como o amor do nosso Deus!