segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dinâmica para trabalhar em sala de aula: A palavra se revela a nós.

Atividade a ser desenvolvida com crianças de 06 a 12 anos de idade;

Objetivo: Fazer com que a criança entenda que a bíblia se abre para nós quando nós nos abrimos para ela.
  
Material:

uma folha de papel
uma copo com água
canetinha hidrocor
tesoura
régua
Como fazer?

Na folha de papel, faça o desenho de uma estrela de cinco pontas que caiba dentro do copo com água. Com a canetinha, escreva no meio da estrela um versículo, evangelístico.
Dobre as cinco pontas da estrela para dentro.
  Peça para todas as crianças ficarem atentas ao que vai acontecer, perguntar a elas, quem se interessa a descobrir o que está escrito lá! Que é uma coisa escrita especialmente para cada uma delas e peça para que eles coloque na água.
Em alguns segundos, surpresa!
As pontas vão se abrir.

Trabalhe o amor de Deus por nós, deixando sua palavra para nós, mas que ela é como um mapa do tesouro, onde nós precisamos andar sempre com ele nas mãos, para não se desviar do caminho certo, e que quando nós nos abrirmos para a palavra de Deus, o tesouro escondido vai ser revelado a nós!!!


tempo da dinâmica: aproximadamente 20 minutos.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Família, criando raízes fortes!

Uma pesquisa da Universidade de Columbia nos Estados Unidos publicada na famosa revista Time demonstrou que partilhar o pão e conversar produzem efeitos maravilhosos nas pessoas.
O resultado das pesquisas: quanto mais refeições em família, menos os filhos fumam, bebem, se drogam, ficam deprimidos ou desenvolvem problemas alimentares e mais se dão bem na escola, comem alimentos saudáveis , atrasam a iniciação sexual e enriquecem o vocabulário.

Porque?
Comer é a origem da sociabilização. Em torno da mesa as crianças aprendem, por exemplo, que seu prato preferido não será servido todos os dias - uma lição sobre a necessidade de ceder e chegar a denominadores comuns, que vale para todas as esferas da vida.
Comer sentado é aprender cultura. Uma refeição é um momento para se discutir sobre projetos, falar da vida. Se a família se dispõe a isso, é sinal de que há preocupação com cada membro do grupo. Cada um se sentirá valorizado pelo convite.

Pais, Valorizem esse momento precioso com seus filhos e toda a família!
É o momento de educá-los, ouvi-los, de rir com eles, compartilhar ideias, pensamentos, de cumplicidade, formar o caráter, demonstrar o quando a família é importante e o quando se amam!
Mostre a importância de cada um deles nesse momento, queira saber das coisas que são interessantes para seus filhos, busque não falar de assuntos que não são pertinentes no momento, não brigue, não discuta, e não se esqueça de agradecer a Deus em família, pelo alimento e pela união.